THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

Comprou na Black Friday e se arrependeu? Veja o que fazer

Isa      segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Resultado de imagem para black fraude

Os consumidores que agiram por impulso nas compras da Black Friday ainda podem voltar atrás. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é possível cancelar a compra no prazo de 7 dias corridos após a compra ou a entrega do produto. Mas essa desistência só vale nas compras pela internet, catálogos, telefone ou em domicílio.

Segundo Vanessa Louzada, advogada especializada em direito do consumidor, não é necessário apresentar nenhuma justificativa, e o pedido de cancelamento não tem qualquer custo. Ela aconselha documentar por e-mail o pedido de desistência pois, se houver cobrança do produto, o consumidor tem direito à devolução do valor em dobro e uma indenização compensatória.
A empresa é obrigada a oferecer a opção de devolver o dinheiro, mas não está proibida de apresentar outras alternativas como a troca por outro produto ou um vale-compra com o mesmo valor da mercadoria devolvida.

O consumidor deve mandar o produto a ser devolvido pelos Correios e quem paga pela despesa do envio é a loja – desde que seja respeitado o prazo de 7 dias após o recebimento da mercadoria.

No caso das lojas físicas, não há a possibilidade de cancelamento da compra, apenas troca do produto. Mas o estabelecimento comercial só é obrigado a trocar o produto em caso de defeito. No entanto, os lojistas adotaram a prática de fazer a troca em qualquer caso por uma liberalidade no setor comercial devido à concorrência, segundo Vanessa.

Via de regra, as lojas estipulam 30 dias para o consumidor fazer a troca. Se o estabelecimento se comprometer a fazer a troca, terá de fazê-la. Geralmente o aviso da troca é colocado em cartaz, na nota fiscal ou na própria etiqueta do produto. A loja pode pedir a nota fiscal ou que seja mantida a etiqueta no produto para fazer a troca.

 

Créditos: G1

Comentários

Últimas postagens

Guia de toner e impressoras - Xerox

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Guia de toner e impressoras - HP

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Guia de toner e impressoras - Lexmar

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Guia de toner e impressoras - Samsung

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Guia de toner e impressoras - Ricoh

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Guia de toner e impressoras - Brother

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Como o toner HP é usado/gasto

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Um toner HP imprime quantas páginas?

segunda-feira, 7 de agosto de 2017